quinta-feira, 5 de abril de 2012

Decoração com material reciclado:dicas, idéias.

A decoração  concede espaço para o morador decorar ambientes com bom-gosto e criatividade. Uma ideia interessante para transformar o visual da residência é optar pela reciclagem, atividade no qual os materiais que seriam jogados no lixo são reaproveitados.
Quando bem trabalhados, os materiais recicláveis podem ser transformados em objetos decorativos e até mesmo móveis. Apesar de existir certo preconceito com relação aos produtos provenientes da reciclagem, algumas peças são capazes de surpreender através da estética e não denunciam a origem.
Para criar elementos decorativos com materiais que seriam descartados, é fundamental se apropriar de algumas técnicas artesanais e usar o senso criativo. São muitas as possibilidades de confecção, sobretudo para compor os detalhes de um ambiente. Com certeza o emprego das peças recicladas no visual da casa vai deixar a decoração mais ecológica.
Trabalhar com materiais recicláveis na decoração  representa uma forma de preservar o meio-ambiente, afinal, o indivíduo reduz a sua quantidade de lixo. Lidar com peças recicladas também é vantajoso do ponto de vista financeiro, já que o morador pode repaginar a decoração com objetos e até móveis, sem que isto implique em grandes gastos.

Ideias com material reciclado

Colocar a reciclagem em prática vai muito além de separar o lixo, inclui também a reutilização de papel, plástico, metal, vidro e outros materiais. Confira a seguir algumas sugestões interessantes para decorar os principais cômodos da residência:
Sala de estar

A principal área social da casa pode ser modificada com os objetos confeccionados a partir da reciclagem. Uma boa ideia para se trabalhar no ambiente consiste na adesão de pufes de garrafas PET ou de papelão, capazes de deixar o ambiente colorido, confortável e bem descontraído. Existe ate mesmo a possibilidade de fazer um sofá com pneu de carro. Uma luminária de copos plásticos ou vasos de flores feitos com garrafas de vidro também são elementos bem-vindos na sala.
Sala de jantar




Como não dá para alterar tanto a mobília deste cômodo, é possível transformá-lo com os enfeites feitos de materiais recicláveis. Uma cesta ou fruteira confeccionada com jornal pode decorar o centro da mesa com elegância e autenticidade.
Cozinha

As garrafas de vidro podem ser usadas para armazenar temperos, enquanto as latas de metal podem servir de recipiente para talheres e outros utensílios domésticos. Não se esqueça de reciclar os potes de vidro para confeccionar enfeites de bom gosto.
Banheiro

As ideias de reciclagem ganham forma na decoração através dos acessórios. No espaço sanitário, por exemplo, é possível fixar latas de alumínio na parede para armazenar toalhas. Outros materiais também costumam ser transformados em acessórios para o lavabo.
Quarto
 Experimente fazer uma sapateira usando caixotes de feira, mas não se esqueça de personalizá-los com pintura ou outro tipo de acabamento. Outra possibilidade é encapar estas estruturas com retalhos de tecido e fazer caixas organizadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário